terça-feira, 10 de novembro de 2009

Festejando a Lua



Para os praticantes da Arte Antiga, assim como o Sol representa o Deus, a Lua representa a essência da feminilidade, a Deusa, em seus três aspectos - a Donzela, a Mãe e a Anciã - sob suas fases - crescente, cheia e minguante.

A Lua norteia nossas vidas e através de seu ciclo podemos guiar-nos para realizarmos rituais e celebrações. As celebrações da lua são realizadas a cada Lua Cheia (no total de 13, durante o ano) e são chamadas de Esbaths ou Esbás, palavra derivada do francês arcaico "esbattre" que significa "alegrar-se".
Os Esbaths são rituais alegres, por vezes dançantes onde festeja-se o princípio cósmico Feminino.

É muito importante compreender o ciclo da lua para a realização dos rituais, para que sejam executados em períodos favoráveis para cada intenção ritualística.

Invocação à Lua:

"Senhora do céu e da noite,
Salpicada por estrelas,
Guardadora dos nossos sonhos e visões,
Mostre-me como transformar meus sonhos,
Em total realidade,
E como viver bem minha verdade;
Ensine-me a usar minha força de vontade
Para recuperar meu antigo poder.
Revele minhas facetas de sombra e de luz
Para assim alcançar minha totalidade.
Mãe Noturna, orienta-me,
Ensina-me a ouvir a minha voz interior,
Silenciando o turbilhão da mente,
E escutando seu chamado,
No pulsar do meu coração!"


Um dia abençoado a todos!
Hanah Eve


Nenhum comentário: